63 Habitações em Arkayate / Patxi Cortazar

63H_arkayate_patxi_cortazar (1)

O projeto foi proposto com uma volumetria que se materializa em um paralelepípedo orientado Norte – Sul, sobre um lote retangular, possibilitando, desta forma uma dupla orientação Leste – Oeste para todas as habitações. Estas se distribuem em cinco escadas de três entradas, com duas habitações por pavimento em cada escada, exceto na cobertura, com apenas uma por pavimento.

63H_arkayate_patxi_cortazar (2)

O critério geral para a distribuição espacial foi de implantar os espaços noturnos na fachada Leste e os diurnos, estar e cozinha, na fachada Oeste.

63H_arkayate_patxi_cortazar (1)

Foram propostas habitações de dois e três dormitórios, todas elas com dois banheiros. Os apartamentos da cobertura, com uma distribuição mais aberta, apresentam apenas um banheiro.

63H_arkayate_patxi_cortazar (7)

Na aparência externa do edifício prevê-se basicamente o uso de dois materiais como revestimento: o tijolo aparente clinker e o pré-fabricado. O de pré-fabricados cobre as fachadas do primeiro até o sexto  pavimento, e no andar térreo e na cobertura o revestimento é de tijolo aparente clinker.

63H_arkayate_patxi_cortazar (3)

As aberturas na fachada são muito regulares, agrupadas em pares criando unidades e reduzindo visualmente sua quantidade. Na fachada Norte, Sul e leste se utilizam dois tipos de materiais pré-fabricado combinados de forma aleatória.

63H_arkayate_patxi_cortazar (15)

Na fachada Oeste foi pensando um plano fragmentado com diferentes cores de pré-fabricados, semelhando pequenos edifícios unidos, evitando assim a imagem excessivamente horizontal da volumetria.

63H_arkayate_patxi_cortazar (9)

Projeto: Patxi Cortazar

Localização: Vitoria, Álava, Espanha

Ano: 2012

Área: 12.192,00 m2

Fotografia: César San Millán

Texto: Patxi CortazarTradução, Adaptação: archtendencias

Artigo Anterior © FG+SG Museu Temporário Andy Warhol / LIKEarchitects
Próximo Artigo © Nelson Kon Jardim Edite / MMBB Arquitetos + H+F Arquitetos