Adega Logowines / PMC Arquitectos

A adega da Logowines situa-se numa faixa de terreno, com 3,5ha, pertencente à Herdade da Pimenta em São Miguel de Machede no Concelho de Évora.

adega_logowines_PMC_arquitectos (17)

Com uma configuração retangular de 110m por 27m, compõe-se por um volume revestido a painéis de cortiça, interceptado por 3 “caixas” cinzas, que organizam as principais zonas funcionais da adega. A adega tem um total de 3780,00m2 de construção, distribuídos por dois pisos, estando um deles parcialmente enterrado de modo a aproveitar as melhores condições climatéricas/ambientais para a produção, vinificação, conservação e estágio de vinho.

adega_logowines_PMC_arquitectos (15)

A adega assume-se como um elemento que estabelece uma ligação formal entre as tradições do lugar e a dinâmica dos nossos dias. O ritmo dado às fachadas, com uma forte marcação de linhas horizontais, com recurso a várias espessuras dos painéis de revestimento em cortiça, onde se fundem as fenestrações para iluminação natural interior é reforçado pelo natural comportamento do material escolhido, provocando um jogo de texturas, tons e sombras, que contribuem para a ideia de um edifício evolutivo, que sofre mutações ao longo do tempo, numa clara alusão ao processo de maturação do vinho durante o período de fabricação.

adega_logowines_PMC_arquitectos (16)

Interiormente, a grande nave com 9,5m de pé direito livre, foi projetada com o objetivo de desenvolver um método de produção inovador, com cubas sobrepostas, que potencia o sistema de gravidade, evitando a contínua bombagem do vinho durante as várias fases do processo de vinificação.

adega_logowines_PMC_arquitectos (13)

A zona de recepção do vinho localizada no piso superior separa as áreas de vinificação e conservação, localizadas no piso semienterrado e terá um pequeno laboratório de apoio ao funcionamento da adega.

adega_logowines_PMC_arquitectos (5)

O volume, ao nível do piso inferior, está equipado ainda com uma sala de estágio para 400 meias pipas, um armazém de estágio de garrafas, uma linha de enchimento e um armazém de secos e expedição com 700,00 m2. Um laboratório central, para análise e provas, uma sala de refeições e os vestiários/balneários para os funcionários, formam as restantes áreas técnicas do conjunto edificado.

adega_logowines_PMC_arquitectos (8)

No piso superior, que ocupa a área das duas “caixas” localizadas a Nascente, fica a área de enoturismo e zona administrativa, com um espaço de recepção, uma zona de provas, um ponto de vendas, e um conjunto de gabinetes e salas de reunião.

adega_logowines_PMC_arquitectos (10)Estes espaços têm um a forte relação com o exterior, quer através dos grandes envidraçados que abrem sobre as vinhas existentes na envolvente do edifício, quer através do pátio interior, preparado para ser utilizado diariamente num ambiente acolhedor e intimista, por quem trabalha ou visita a adega.

adega_logowines_PMC_arquitectos (12)

Projeto: PMC Arquitectos

Localização: São Miguel de Machede, Évora, Protugal

Ano: 2009

Área: 3.225,00 m2

Fotografia: João Morgado

Texto: PMC Arquitectos

Artigo Anterior © Urban Recycle Casa Bromélia / Urban Recycle Architecture Studio
Próximo Artigo © Hidalgo Hartmann Arquitectura Casa Montfullà / Hidalgo Hartmann Arquitectura