Alphaville Clube Piracicaba / FGMF Arquitetos

clube_alphaville_fgmf_arquitetos (1)

clube_alphaville_fgmf_arquitetos (8)

Desenvolvido pela FGMF Arquitetos em Piracicaba, São Paulo, Brasil. O projeto para o clube Alphaville Piracicaba se pautou no objetivo da criação de agradáveis espaços de lazer para os moradores de futuro condomínio fechado, aliando funcionalidade e baixa manutenção em um orçamento extremamente controlado pela construtora.

clube_alphaville_fgmf_arquitetos (7)

O programa consiste em um salão de festas, dotado de cozinha, bar e áreas de apoio, sala de fitness com vestiários, áreas de varanda e jardins internos de estar e contemplação, quadra de tênis, campo de futebol, playground e um generoso parque aquático. Além disso, o projeto conta com um amplo estacionamento para cerca de 60 veículos e a construção de um edifício que abriga a associação de moradores do condomínio e áreas de apoio para segurança, triagem de funcionários, vestiários, refeitório, entre outros.

clube_alphaville_fgmf_arquitetos (25)

Devido ao grande desnível do terreno, o projeto foi implantado em diferentes platôs, que por si só organizam as funções do clube.

O edifício principal é uma grande construção linear com sete metros de largura e 56 de comprimento, composta de uma levíssima estrutura metálica branca, ora aberta, ora fechada, ora coberta, ora descoberta, que contém o salão de festas, áreas de varanda e fitness. Como uma fita contínua, este volume está de um lado ancorado nos volumes opacos dos espaços de apoio e, do outro, totalmente aberto para a área das piscinas, que são intercaladas por decks de madeira e solários de pedra. Na continuação dessa delgada construção está a quadra de tênis, num patamar mais abaixo. Dessa forma o final da marquise funciona quase como uma plateia, uma arquibancada para os jogos de tênis.

clube_alphaville_fgmf_arquitetos (2)

O projeto ainda contemplou a marquise de entrada do condomínio que, assim como a área social, tem estrutura metálica branca, forro de madeira e se caracteriza como uma construção simples que recebe o morador e o visitante de forma acolhedora.

clube_alphaville_fgmf_arquitetos (3)

O projeto buscou criar um conjunto coeso de construções visando o bem estar do usuário em seus momentos de lazer, através de espaços bastante abertos que buscam relações com os patamares do terreno e atividades ao ar livre.

clube_alphaville_fgmf_arquitetos (4)

Projeto:  FGMF Arquitetos

Localização: Piracicaba, São Paulo, Brasil

Ano: 2011

Área Terreno: 15.820,00 m2

Área Construída: 930,00 m2

Fotografia: Fran Parente

Texto: FGMF Arquitetos

Artigo Anterior © Nelson Kon Residência RR / Andrade Morettin Arquitetos Associados
Próximo Artigo © Spaceshift Studio Casa W / IDIN Architects