Ama’r Casa de Cultura Infanto-Juvenil / dorte mandrup arkitekter

A Casa de Cultura Infanto-Juvenil Ama’r foi a primeira casa de cultura no mundo desenvolvida com a ajuda dos seus futuros usuários, crianças e jovens!

A ideia da identidade visual parte da vontade de entrelaçar a cultura original e a visão da casa com o novo ambiente e suas ambições futuras. O conceito visual está estruturado em torno de alguns elementos e princípios simples, mas significativos, que podem ser combinados e variados com o uso de materiais visualmente expressivos das atividades artísticas da casa.

casa_da_cultura_amar_dorte_mandrup_arkitekter (1)

O prédio do centro cultural medeia às variações de escalas dos edifícios adjacentes, através da extrusão e do corte da sua forma. A união dos edifícios, onde as linhas horizontais se interceptam, é rebaixada para permitir e maximizar a entrada da luz solar no pátio interior da vizinhança.

casa_da_cultura_amar_dorte_mandrup_arkitekter (21)

A expressão visual do edifício é surpreendente e imaginativa: o telhado e as fachadas são tratados de forma semelhante e no interior do edifício não há um “início” e um “fim” como comumente os edifícios costumam ter. O edifício se organiza como uma montanha, onde todos os espaços interiores são visualmente conectados e estão unidos através circulações dinâmicas.

281_sectionAA

casa_da_cultura_amar_dorte_mandrup_arkitekter (11)

Este é um projeto inovador, desenvolvido com um acesso lúdico e divertido para as crianças, semelhando uma Villa Villekulla [1. Casa da Pippi das Meias Altas, uma personagem de uma série de livros] dinamarquês, que oferece uma gama única de experiências espaciais e atividades culturais.

casa_da_cultura_amar_dorte_mandrup_arkitekter (15)

O edifício apresenta espaços flexíveis e móveis planejados, que têm eficiência comprovada no aumento da criatividade e participação ativa das crianças. Os espaços oferecem oportunidades para uso variado e acomoda grupos etários de 0 -18 anos com novas necessidades.

casa_da_cultura_amar_dorte_mandrup_arkitekter (3)

A casa de cultura também oferece oficinas e convênios com artistas profissionais e especialistas na área de música, pintura, teatro, escrita, arquitetura, dança, etc.

casa_da_cultura_amar_dorte_mandrup_arkitekter (8)

Projeto: dorte mandrup arkitekter, 2006 – 2009

Localização: Amager, Copenhague, Dinamarca

Fotografia: Jens Lindhe

Texto: dorte mandrup arkitekterTradução, Adaptação: archtendencias

Artigo Anterior © Marcos Oliveira Casa da Baixa / Rocha Leite Arquitectos Associados
Próximo Artigo © Mikou Design Studio Escola Secundária Jean Lurçat / Mikou Design Studio