Ammo Restaurante + Bar / Joyce Wang Studio

ammo_bar_restaurante_joyce_wang_design (2)

A Hong Kong Asia Society encomendou ao escritório Joyce Wang Studio, com base em New York a criação de um edifício referência para ser sua nova sede. O resultado foi uma talentosa e grandiosa arquitetura, alem de uma oportunidade para experimentar um interior original e criativo.

ammo_bar_restaurante_joyce_wang_design (2)

Construído pelo exército britânico, em meados do século 19, o ex-depósito de explosivos é um importante lugar histórico e cultural.

ammo_bar_restaurante_joyce_wang_design (4)

O restaurante Ammo não apenas referencia seu prestigiado contexto, como também faz tributo a ele estética e conceitualmente. Com um lugar tão significativo a inspiração é tirada de uma importante obra-prima, um filme noir, Alphaville. Um filme francês de ficção científica dirigido por Jean-Luc Godard nos anos 60. Não só a cinematografia é notável para a inspiração do interior, como também a trama de combatentes da liberdade removendo-se de um mundo sci-fi e a ditadura dos sinos de Alphaville com a história militar do local.

ammo_bar_restaurante_joyce_wang_design (15)

A característica principal do espaço é um conjunto de três esculturais escadas em espiral que ao mesmo tempo são candelabros construídos puramente de canos de cobre. Os tons dos lustres são criados de malha de cobre dobradas e hastes. Essas matérias-primas referenciam aquelas usadas ​​em ambientes militares e industriais.

ammo_bar_restaurante_joyce_wang_design (1)

A escada em espiral é um tema recorrente no filme Alphaville, que dentro do restaurante é utilizada para chamar a atenção dos espectadores para o pé direito de 6m, bem como para criar um efeito dramático e dinâmico no interior do espaço.

ammo_bar_restaurante_joyce_wang_design (10)

O teto como um bunker é suportado por hastes de cobre e iluminado calidamente para fazer referência ainda mais a história do compartimento de explosivos. Os clientes irão encontrar-se em um espaço que suscita a questionar o significado de seu contexto. De acordo com um estudo cuidadoso de materiais e detalhes, os comensais serão recompensados ​​com indícios para averiguar a história do lugar.

ammo_bar_restaurante_joyce_wang_design (8)

Materiais luxuosos, como couro, veludo e seda foram escolhidos para compensar as bordas definidas dos acessórios e detalhes personalizados encontrados no design.

ammo_bar_restaurante_joyce_wang_design (6)

Projeto: Joyce Wang Studio

Localização: Hong Kong, 

Ano: 2013

Área: 200 m2

Fotografia: Edmon Leong

Texto: Joyce Wang StudioTradução, Adaptação: archtendencias

Artigo Anterior © Javier Callejas Sevilla Sede Arena Media Communications / CUAC Arquitectura
Próximo Artigo © FG+SG Baixa Bar / José Carlos Cruz