Apartamento do Houssein Jarouche / Triptyque

apartamento_Houssein_jarouche_triptyque (18)

apartamento_Houssein_jarouche_triptyque (33)

Dominique Gonzales Foester definiu a tropicalidade como “alguma coisa orgânica, intensa, sensorial, vegetal, pulsante, imatura, fora de controle”.

apartamento_Houssein_jarouche_triptyque (7)

Esses conceitos nortearam o projeto deste apartamento. A obra é a materialização da ideia de design global – é um projeto totalmente artístico. Do layout à torneira firma-se uma proposta arquitetônica contemporânea, autoral e singular, onde o grande destaque é uma estante monumental que percorre praticamente todos os ambientes da casa.

apartamento_Houssein_jarouche_triptyque (5)

O apartamento foi todo pensado como uma grande galeria em salas enfileiradas, sem função determinada. O objetivo era estimular ocupações inesperadas, dando certa gratuité aos espaços.

apartamento_Houssein_jarouche_triptyque (27)

O princípio foi de trabalhar o espaço como único, divido em sub-espaços sem determinação funcional. Uma estante monumental abraça o núcleo técnico do prédio (elevadores, escada de serviço). Ela está presente em todos os espaços e define todo o projeto: a partir dela se faz a entrada do elevador para dentro do apartamento, como se entra numa caverna – da escuridão até a luz.

apartamento_Houssein_jarouche_triptyque (39)

Entre os materiais utilizados estão o concreto bruto, assoalho em madeira de demolição e inox. As paredes brancas valorizam o mobiliário e as peças de arte.

apartamento_Houssein_jarouche_triptyque (19)

A cozinha fica situada bem no centro da construção, em frente à estante, uma grande pedra de concreto de onde surge o fogo e funciona como elemento de encontro e articulação, na visão da Triptyque.

apartamento_Houssein_jarouche_triptyque (45)

Projeto: Triptyque

Localização: São Paulo, Brasil

Ano: 2005 – 2006

Área: 300,00 m2

Fotografia: Beto Consorte, Leonardo Finotti

Texto: Triptyque

Artigo Anterior © Fernando Stankuns Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (USP) / João Vilanova Artigas + Carlos Cascaldi
Próximo Artigo © Jomar Bragança Residência JE / Humberto Hermeto Arquitetura