Apartamento Vessels / TC-Interiors

apartamento_vessels_TC_interiors (3)

Neste apartamento de 250 m2 a proposta se caracteriza por explorar a amplitude dos espaços. A luz, o mobiliário e o cromatismo dão identidade à sequencia de ambientes que a conformam.

apartamento_vessels_TC_interiors (8)

O projeto consiste na demolição de um antigo escritório localizado no centro de Barcelona para sua transformação em moradia para um jovem casal, reformulando a distribuição espacial, e adaptando a infraestrutura existente à nova proposta e também a criação de mobiliário próprio com materiais de alta qualidade.

apartamento_vessels_TC_interiors (11)

A principal premissa a seguir foi a de manter o apartamento como um espaço aberto conforme desejava o cliente. Para isto, foi necessário desenvolver uma área que seria o coração do projeto. Nela estariam inclusas a área de serviço e uma pequena habitação para hóspedes.

apartamento_vessels_TC_interiors (1)

História: O edifício do início do século XX, localizado no centro da cidade de Barcelona, foi reconstruído em varias ocasiões, após seu colapso parcial no bombardeio de 1938, durante a Guerra Civil Espanhola. Como testemunha destas transformações, foi deixada uma parede que descreve sua transformação nos diferentes momentos históricos.

apartamento_vessels_TC_interiors (7)

Planta livre: Demoliram todas as partições internas existentes e criou-se uma nova distribuição de acordo com as necessidades do cliente. A planta livre ou aberta funciona sem restrições entre os dormitórios, quarto de vestir e banheiros e a cozinha, biblioteca, estudo e sala de estar, criando-se uma série de vasos comunicantes. Esta sequência de espaços carece de divisórias físicas. Apenas um pórtico sugere a divisão entre as áreas públicas e privadas do apartamento.

apartamento_vessels_TC_interiors (12)

Espaço de qualidade: Apesar da fluidez do espaço e dos materiais, cada ambiente ou vaso comunicante tem a sua própria identidade, dada pelo uso diferenciado do mobiliário e pela atmosfera especial conseguida com a utilização dos diferentes materiais e da proposta do projeto de arquitetura.

apartamento_vessels_TC_interiors (5)

O piso de cimento polido cria uma superfície fina e brilhante. O sistema de ar-condicionado é setorizado em área de dia e noite, para lograr assim uma maior economia de energia. A iluminação artificial realizada integralmente em tecnologia LED permite uma economia de até 85%, se comparada com o sistema de iluminação convencional.

apartamento_vessels_TC_interiors (6)

O piso dos dormitórios foi elaborado com ripas de carvalho sólido certificado, envelhecido e desidratado. Este piso cria um ambiente mais acolhedor e cálido apropriado para as áreas de descanso. Criou-se também um deck em madeira Bubinga com banheira que serve como espaço de relaxamento. A Bubinga é uma madeira nobre utilizada na fabricação de violinos.

apartamento_vessels_TC_interiors (13)

Projeto: TC-Interiors

Localização: Gran Vía, Barcelona, Espanha

Ano: 2012

Área: 250,00 m2

Fotografia: TC-Interiors

Texto: TC-Interiors, Tradução, Adaptação: archtendencias

Artigo Anterior © JSª Arquitectura Edificio Amsterdam 289 / JSª Arquitectura
Próximo Artigo © Decio Tozzi Escola Jardim Ipê / Decio Tozzi