Apartamentos Corten / 3ndy Studio

corten_apart_3ndy_studio (1)

corten_apart_3ndy_studio (20)

3ndy Studio, arquitetura e design, foi contratado para o projeto de renovação do Campiello que foi inaugurado em setembro de 2011. O objetivo do projeto era a reabilitação de uma parte muito importante de Vigonovo, tal objetivo foi alcançado quando transformado em um novo local de agregação social conjuntamente com o centro histórico.

corten_apart_3ndy_studio (16)

Trazendo o lugar de volta à vida, o que significa trazer sua antiga glória, significou recordar vozes que ali viveram, fragmentos de história, pedaços da vida cotidiana e da tradição, que eram possíveis encontrar e plasmar no papel. Este papel tornou-se, no projeto do Campiello, uma escultura feita com 190 chapas de aço corten dispersas por 300 m2 onde podem ser lidas como uma grande e enigmática página de um livro.

corten_apart_3ndy_studio (19)

A ideia é apresentar novamente o projeto do edifício do século XIX, destruído por um incêndio. Realizar a reconstrução deste edifício era uma possibilidade, mas teria sido falso, então decidimos trilhar o caminho da homenagem.

corten_apart_3ndy_studio (3)

A fachada desenhada por 3ndy Studio reproduz a dimensão da fachada destruída do antigo edifício e sugere a passagem do tempo nos rebocos. Com o objetivo de completar a fachada e torná-la exclusiva, o 3ndy Studio, por sugestão de Philippe Daverio, pediu a Giorgio Milani, um escultor de Piacenza, que fizesse parte desta grande operação artística.

corten_apart_3ndy_studio (27)

Milani escreveu sobre esta fachada, enriquecida pelo uso do cheio e o vazio com palavras do alfabeto esculpidas nos painéis de aço corten. A partir daí nasceu a “Footfalls echo in the memory”, um trabalho de rotulação composto por letras e símbolos cuidadosamente escolhidos pelo artista, de acordo com sua origem no século XIX (data de origem do edifício) e sua estética, equilibrando 22 alfabetos diferentes, caracteres maiúsculos e minúsculos, de fontes diversas, a fim de alcançar uma harmonia estética e cultural.

corten_apart_3ndy_studio (23)

Projeto: 3ndy Studio

Localização: Veneza, Itália

Área: 300,00 m2

Fotografia: FG+SG – Fernando Guerra / Sergio Guerra

Texto: 3ndy Studio, Tradução, Adaptação: archtendencias

Artigo Anterior © João Morgado Casa Sobre Armazém / Miguel Marcelino Arquitecto
Próximo Artigo © Tamás Bujnovszky Volcano Park / Foldes & Co. Architects