Apartamentos Luna / Elenberg Fraser

la_elenberg_fraser (5)

Ele inspirou um website dedicado por um fã, gerações de trajes e fantasias, inúmeros vídeos tributos no YouTube, e agora um edifício.

la_elenberg_fraser (15)

Isso mesmo, Luna, o projeto de Elenberg Fraser um novo edifício residencial de quatro andares em Barkly St, St Kilda , baseia-se no celebre biquíni dourado da Princesa Leia , destaque em Star Wars , Episódio VI: O Retorno de Jedi. Enquanto a forma curvilínea de Luna ecoa as linhas das túnicas brancas habituais de Leia, o vidro dourado brilhante e a malha de metal e texturas são combinados perfeitamente com as cores e texturas do sutiã dourado.

la_elenberg_fraser (4)

Callum diz que “a ciência do edifício é a ciência da percepção”. A pele metálica parece quase intangível, pairando entre a realidade e a fantasia – um comentário acerca da tensão entre o nosso interior e o nosso exterior. Quanto de nós mesmos vamos revelar o que é introvertido e que é extrovertido?

la_elenberg_fraser (1)

A cena excêntrica deu ao público a resposta à sua pergunta pungente: o que é Leia escondendo sob as túnicas? Luna foi a resposta para o eterno enigma de vida de apartamento – como manter a privacidade, manter as luzes acesas e ainda apreciar a vista? E como Leia, que superou a indignação e humilhação de ser escravizada como dançarina de Jabba the Hutt através de sua força interior – Luna não é apenas um rostinho bonito.

la_elenberg_fraser (6)

Para tratar de questões de privacidade, luz e visibilidade, nós projetamos um sistema de láminas operáveis que rodeia todo o edifício, protegendo o interior e abrigando uma serie de luzes que oferecem aos residentes controle não só sobre o que ele quer ver, mas também sobre o que os outros possam ver deles! Ligar as luzes internas reflete o interior do apartamento para as janelas, e as pessoas do lado de fora podem ver, porém deixando as luzes exteriores iluminar o interior, transformando as janelas transparentes, onde as pessoas do lado de fora são impedidos de ver pelo reflexo das luzes sobre o vidro.

la_elenberg_fraser (18)

Se você é pró- voyeurismo ou anti- exibicionismo, como Luna, você pode ter certeza que as pessoas só serão capazes de ver aquilo que você deseja exibir!

la_elenberg_fraser (13)

Além da forma curva, o sistema revolucionário de iluminação, o corpo e fachada bronze, Luna é também o primeiro Elenberg Fraser completamente organizado e sinalizado para apartamentos multi- residenciais.

la_elenberg_fraser (10)

O sabre vermelho do Sith fica de guarda como um sentinela na entrada da frente de Luna, e a luz vermelha leva através da arcada menor direcionando para os apartamentos acima. LED branco nos vãos das portas são usados ​​no lobby e todo o piso térreo; criamos um sistema de numeração ponto-traço para identificar os apartamentos.

la_elenberg_fraser (14)

Projeto: Elenberg Fraser

Localização: St Kilda, Austrália

Ano: 2012

Área: 7.000,00 m2

Fotografia: Peter Clarke

Texto: Elenberg FraserTradução, Adaptação: archtendencias

Artigo Anterior © João Morgado Casa de Mosteirô / Arquitectos Matos
Próximo Artigo © Juan Baraja Casa Portátil ÁPH80 / Ábaton Arquitectura