Apartmento em São Paulo / Felipe Hess

As obras do Arquiteto Felipe Hess nunca deixaram de nos deleitar e impressionar, tanto pela sua flexibilidade como pelo uso de conceitos e acabamentos que dão sentido de continuidade aos espaços.

O projeto em questão aborda a reforma de um apartamento em São Paulo/SP, Brasil, localizado no 20 º andar de um prédio na  Rua Oscar Freire. Os clientes: um casal que durante anos sonharam em ter o apartamento ideal, mais que até antão permaneceram empenhados no sustento da  família, e agora já estavam prontos para concretizá-lo.

Sendo ambos amantes da arte e grandes colecionadores de livros antigos, era de primordial importância que as suas verdadeiras paixões foram expostas e admiradas diariamente, o que foi logrado com maestria pelo Felipe Hess.

O elemento cativante neste apartamento é a sensação de amplidão. A ausência de divisórias nos faz sentir apenas a amplidão dos espaços. Essa sensação é mais perceptível para os visitantes que chegam através de um corredor semelhante a um túnel, feito de Imbuia e com pé direito de 2,10 m. Andando por este corredor entre espelhos de bronze e a escultura de Victor Brecheret “As Duas meninas”, você é surpreendido repentinamente por uma grande sala com pé direito duplo, paredes puramente brancas e piso de pedra calcária.

A sala de Jantar, Estar e de TV são conectadas através da uma magistral biblioteca, este grande espaço foi concebido na década dos 50, época na qual a vida social era muito intensa e os amigos se reuniam para discutir e comentar sobre arte ou sobre os últimos avanços tecnológicos, acompanhados de uma boa garrafa de whisky e contemplando a maravilhosa vista para a crescente metrópole. O mobiliário e a extensa biblioteca eram um convite para essas longas conversas.

O painel em madeira ripada serve de pano de fundo para algumas das obras de arte do casal, ajudando na coesão do interior, também alberga uma abertura secreta para uma pequena adega de vinhos.

Ao longo dos diferentes ambientes sentimos a presença de grandes nomes. A elegante peça de Charles & Ray Eames na sala de TV, a tela de Lasar Segall na Sala de Jantar, a mesa de Jantar Florence Knoll, as poltronas  Jorge Zalszupin da biblioteca, em fim, inumeráveis objetos de alto valor.

No andar superior foram conectadas duas salas e transformadas em quarto/estudo e sala privada. Nela estão presentes também peças importantes como as poltronas Mole, de Sérgio Rodrigues,  exclusiva mesa de escritório para dois cerca da cama de casal e as mesas de cabeceira, todos concebidos por Felipe Hess para atender as necessidades e estilo de vida dos clientes.

O designer deste projeto afirmou. “Este apartamento é um exemplo de vida urbana no coração de um bairro de moda, em uma caótica metrópole que traz calma e conforto ao interior, graças aos materiais, as obras de arte e aos objetos utilitários e decorativos”.

Projeto: Felipe Hess

Localização: São Paulo, Brasil

Área: 320,00 m2

FotografiaFran Parente

Tradução e Adaptaçãoarchtendencias.com.br

Artigo Anterior © FG+SG Escola Superior de Tecnologia de Guelmim
Próximo Artigo © Fran Parente, Maíra Acayaba Reforma de Apartamento no Edifico Copan / Felipe Hess e Renata Pedrosa