Câmara Legislativa do Distrito Federal / Projeto Paulista Arquitetura

O projeto desenvolvido pela Projeto Paulista Arquiteturadefine a área para para a implantação da nova Câmara ao longo do Eixo Monumental junto à Praça do Burití, ao Palácio do Burití (Poder Executivo) e ao Palácio da Justiça (Poder Judiciário) configurando a Praça dos Três Poderes no âmbito distrital. Trata-se, portanto, de uma situação urbana muito específica, onde é onipresente uma lógica urbanística e arquitetônica modernista e simbólica.

camara_legislativa_distrito_federal_paulista_arquitetura (3)

A implantação geral da Câmara Legislativa do Distrito Federal se dá segundo a criação de duas praças públicas separadas por um muro diagonal. Uma de caráter cívico, aberta para o Eixo Monumental, apresentando o plenário como edifício simbólico.

camara_legislativa_distrito_federal_paulista_arquitetura (3)

A outra rebaixada e preservada, cria um espaço de encontro e convívio das pessoas nas suas atividades cotidianas, abrigadas da linha do horizonte da extensa paisagem da capital. O edifício organiza-se em diferentes volumes que expressam os diferentes conjuntos do programa.

camara_legislativa_distrito_federal_paulista_arquitetura (2)

O plenário acomoda-se em um volume semi-circular implantado na cota mais alta da praça de acesso, dominando o conjunto. Os escritórios e gabinetes dos deputados localizam-se em uma lâmina longa e horizontal que se relaciona volumetricamente com a estrutura urbana do entorno e funciona como suporte visual para o volume do plenário, interligado por uma galeria transparente.

camara_legislativa_distrito_federal_paulista_arquitetura (7)

A galeria estabelece a ligação dos acessos de público (pela praça cívica) e de deputados (pela rua posterior) para o plenário, e as circulações, diferenciadas, são resolvidas em diferentes níveis.

camara_legislativa_distrito_federal_paulista_arquitetura (6)

Comissões, auditórios e outros volumes secundários localizam-se no nível dos pilotis ou da praça rebaixada, relacionando-se diretamente com o público e funcionários da Câmara.

Projeto: Projeto Paulista Arquitetura, 2011

Fotografia: Nelson Kon

Texto: Projeto Paulista Arquitetura

Artigo Anterior © FG+SG Casa da Madalena / Castanheira & Bastai Arquitectos Associados
Próximo Artigo © Nelson Kon SAP Laboratórios Latino América / SIAA Arquitetos Associados