Campus Google Dublin / Camenzind Evolution

campus_google_dublin_camenzind_evolution (3)

No histórico bairro de Docklands, em Dublin, com mais de 47.000 m2 de espaço de escritório, o campus representa um espaço de trabalho incrível para o Google, com uma equipe sempre crescente de vendas, marketing, finanças e engenharia, oriundos de mais de 65 países e falando mais de 45 idiomas. O plano diretor foi feito pelo estúdio de arquitetura suíço Camenzind Evolution em colaboração com a empresa local Henry J Lyons Architects. O campus representa a sede do Google EU e serve como o centro de vendas e finanças na Europa, Oriente Médio e África (EMEA).

campus_google_dublin_camenzind_evolution (34)

O mais alto dos quatro prédios do campus com 14 andares é o prédio recém-construído ‘Google Docks’, que também é o mais alto edifício comercial em Dublin. Dois outros edifícios – ‘Gasworks House’ e ‘Gordon House’ – já foram casa para o Google e foram completamente remodelados e reequipados. O quarto edifício, ‘One Grand Canal’ – carinhosamente chamamos ’1 GC’ – foi recentemente equipado.

campus_google_dublin_camenzind_evolution (39)

Para o plano diretor os arquitetos tiveram que encontrar uma solução inteligente para o praticamente impossível – criar um campus estimulante e interativo dentro de um ambiente movimentado no coração do centro da cidade.

campus_google_dublin_camenzind_evolution (9)

Além de espaços de escritórios inovadores, era necessária uma organização bem-sucedida de uma multiplicidade de funções adicionais, tais como: 5 restaurantes, 42 micro cozinhas e centros de comunicação, salas de jogos, fitness center, piscina, áreas de estar, de conferências, centro de aprendizagem e desenvolvimento, mais de 400 salas de reuniões formais e informais e cabines telefônicas, etc.

campus_google_dublin_camenzind_evolution (28)

Todas estas funções adicionais fazem parte da filosofia do trabalho holístico do Google, estimulando um ambiente de trabalho equilibrado, saudável e permitindo o máximo de interação e comunicação possível entre os Googlers. De fato, pesquisas empíricas e estudos têm mostrado que a interação e a comunicação são cruciais para a criatividade e inovação.

campus_google_dublin_camenzind_evolution (7)

Para atingir esses importantes objetivos, os locais para todas as funções foram cuidadosamente distribuídos entre os diferentes andares e edifícios. Além disso, está prevista a construção de uma ponte para ligar o ‘Google Docks’, ‘Gasworks House’ e ‘Gordon House’, fomentando um fluxo fácil entre os prédios e pessoas.

campus_google_dublin_camenzind_evolution (26)

Projeto: Camenzind Evolution

Localização: Dublin, Irlanda

Ano: 2013

Área: 47.000,00 m2

Fotografia: Peter Würmli

Texto: Camenzind EvolutionTradução, Adaptação: archtendencias

Artigo Anterior © Nelson Kon Praça Victor Civita – Museu Aberto da Sustentabilidade / Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana
Próximo Artigo © José Hevia Ampliação Kubik / GRAS Arquitectos