Capela do Ocaso / BNKR Arquitectura

A primeira incumbência religiosa da BNKR Arquitetura foi uma capela concebida para celebrar o primeiro dia na vida de um novo casal. A segunda tinha um propósito totalmente oposto, lamentar a morte de entes queridos.

Estas premissas foram a principal motivação por trás deste projeto: os dois teriam que ser opostos, pois eles são antagonistas naturais. Enquanto o primeiro era um canto a vida, o segundo lamentava a morte.

O projeto foi desenvolvido a partir destes conceitos e contradições: o vidro versus o concreto, o transparente versus a solidez, o etéreo versus o material, as proporções clássicas versus o caos aparente, o vulnerável versus o indestrutível, o efêmero versus o eterno.

O pedido do cliente foi bem simples: Primeiro; a capela devia tirar proveito da espetacular vista do entorno, segundo; o ocaso teria que acontecer exatamente atrás da cruz do altar.

As colinas de Acapulco são formadas por enormes rochedos de granito, um acima do outro. “Em um esforço para imitar a natureza, nós nos focamos em fazer a capela parecer outra colossal pedra no topo da montanha”.

Projeto: BNKR Arquitectura

Localização: Acapulco, Guerrero, México

Ano: 2011

Área: 120,00 m2

Fotografia: Esteban Suárez

Texto: BNKR ArquitecturaTradução, Adaptação: archtendencias

Artigo Anterior © FG+SG Museu de Arte Contemporânea Lusitânia / Frederico Valsassina Arquitetos
Próximo Artigo © Jorge Mealha Casa em Paço de Arcos / Jorge Mealha Arquitecto