Capela Fazenda Veneza / Decio Tozzi

capela_fazenda_veneza_decio_tozzi (1)

Em 1970, projetei a sede da Fazenda Veneza em Valinhos, interior de São Paulo, cujo plano geral previa também a implantação de uma capela que, não tendo sido construída naquela época, foi projetada em 2002 e inaugurada no ano de 2003.

A área prevista para a implantação dessa pequena igreja é localizada na margem de um lago existente na fazenda, circundada por montanhas, apresentando assim uma escala paisagística adequada ao seu desenho.

capela_fazenda_veneza_decio_tozzi (10)

A intenção de criar um espaço que além do culto e da meditação religiosa pudesse se constituir, inclusive, num espaço cultural regional, nos remeteu ao teólogo francês Teilhard de Chardin, que na década de 1960 elaborou a tese da convergência do espirito e da matéria, o que imprimiu ao pequeno templo o caráter sacro e profano, um espaço de culto e de manifestações culturais e poético-musicais aberto à comunidade local.

capela_fazenda_veneza_decio_tozzi (4)

Desta forma, a implantação da capela acompanha a inclinação da margem do lago e define a nave tradicional como um auditório com perfeita visibilidade para o altar.

capela_fazenda_veneza_decio_tozzi (5)

No certame internacional da cidade de Pavia, Itália, no ano de 2004, enviei o texto que fala do poético desse projeto: Dois elementos plásticos assinalam um lugar na paisagem. Dois signos de ressonância profunda: Um, a cobertura curva – Abrigo do Homem Outra, a Cruz de Cristo.

Acrescentam-se à paisagem.

Essa delicada relação gera um espaço na paisagem de beira lago – um vazio que desenha o pequeno templo.

Configura-se, entre o abrigo e a cruz, a fluida sucessão espacial que sugere o programa litúrgico da capela – O átrio, o batistério, a nave inclinada, o altar e o abside que se confunde com o lago.

capela_fazenda_veneza_decio_tozzi (6)

O espaço da capela é o espaço da natureza!

Esse lugar definido pelos elementos plásticos do desenho da pequena igreja se integra à paisagem natural sem limites, sem muros.

A arquitetura quase imaterial deste pequeno templo assume um caráter transcendente, atemporal, que remete à meditação da plenitude de Deus e da Natureza.

A pequena capela assume a dimensão de uma catedral definida pelas montanhas do vale.

As árvores tornam-se elementos iconográficos do templo assim desenhado.

Os pássaros constituem-se protagonistas do espetáculo sempre renovado e mutável da natureza.

capela_fazenda_veneza_decio_tozzi (2)

O espaço do culto abrange, assim, o espaço do Universo.

A essencialidade da arquitetura desta capela nos infunde, nos momentos de fruição e meditação, a verdadeira dimensão do homem no mundo, inspirada na extrema essencialidade humana de São Francisco de Assis na forma como revelou aos homens a mensagem de Cristo.

capela_fazenda_veneza_decio_tozzi (3)

Projeto: Decio Tozzi

Localização: Valinhos,São Paulo, Brasil

Ano: 2003

Área Construída: 225,00 m2

Fotografia: Cristiano Mascaro

Texto: Decio Tozzi

Artigo Anterior © Pedro Kok / Nelson Kon Escola de Várzea Paulista – FDE / FGMF Arquitetos
Próximo Artigo © João Morgado Colégio Cebes – Ensino Secundário / Oval