Capela Kamppi / K2S Architets

A Capela Kamppi está localizada no lado sul da movimentada Praça Narinkka no centro de Helsinque. Ela oferece um lugar para meditar em um dos mais movimentados espaços urbanos da Finlândia. Com sua fachada de madeira curvada, o pequeno edifício sacro flui dentro da cidade. Seu espaço interior abraça suavemente os visitantes e os protege da movimentada urbe.

kamppi_chapel (12)

Desde a Praça Narinkka uma escadaria conduz até as entradas. Estas estão localizadas em duas fachadas de vidro voltadas para a Praça Narinkka e para o edifício Lasipalatsi respectivamente.

O volume de madeira alberga somente a área da capela. Espaços secundários estão localizados adjacentes à praça. A área de entrada funciona como espaço de exposição onde se encontram também clérigos e assistentes sociais.

O espaço sacro é calmo e isolado da vizinhança e do caos da cidade. A luz entra e se espalha embaixo da superfície curva de madeira definindo e dando misticismo ao interior. As paredes internas da capela são feitas de grossas ripas de alder e o mobiliário de madeira maciça.

A fachada foi feita sob encomenda com ripas de abeto colocadas horizontalmente. As ripas foram tratadas previamente com cera transparente pigmentada com nanotecnologia e sua estrutura de suporte foi moldada com elementos cortados com tecnologia CNC.

Projeto: K2S Architects Ltd

Localização: Helsinque, Finlândia

Ano: 2012

Área: 300,00 m2

Fotografia: Tuomas UusheimoMarko Huttunen

 Texto: K2S Architects Ltd, Tradução, Adaptação: archtendencias

Artigo Anterior © Nico van der Meulen Architects Casa Ber / Midrand, África do Sul / Nico Van Der Meulen
Próximo Artigo © Mecanoo architecten Colégio Universitário de Amsterdam / Mecanoo architecten