Capela Miami / FR-EE

Criar um espaço de congregação para a comunidade católica de Miami, requer uma compreensão da identidade multicultural da região e a capacidade para traduzi-lo em um edifício representativo.

A FREE foi convidada para arquitetar uma igreja católica dedicada à Virgem mexicana Nossa Senhora de Guadalupe, decidindo também incorporar outras culturas latino-americanas, através da representação de todas as 27 virgens da América Latina.http://archtendencias.com.br/wp-includes/js/tinymce/plugins/wpgallery/img/t.gif

As 27 virgens são acomodadas em torno da figura da Nossa Senhora de Guadalupe, criando 27 pequenos santuários. Em um único gesto, a extrusão desta planta resulta em uma forma orgânica ondulada, lembrando as pregas do manto da Nossa Senhora da Guadalupe.

A forma vertical sai do seu contexto e o volume é girado e deslocado para fora do seu eixo, oferecendo maior visibilidade. A luz zenital proveniente do alto do telhado da capela se dispersa pelo interior do espaço de congregação projetando a imagem da Nossa Senhora de Guadalupe no presbitério.

A entrada principal distribui para os principais espaços da congregação, ambulatorial, confessionários e área de serviço comunitário que se encontram no piso térreo. Nos fundos, uma área reservada contém a sacristia, preparação e vestiários, escritórios, uma pequena biblioteca e espaços de trabalho para o padre e pessoal.

A forma icônica cria um filtro acústico e dramatiza o caráter ecumênico da Igreja, esboçando sua identidade na área metropolitana de Miami.http://archtendencias.com.br/wp-includes/js/tinymce/plugins/wpgallery/img/t.gif

Projeto:  FR-EE,

Localização: Florida, EUA

Ano: 2012 – 2013

Área: 3.500,00 m2

Status: Em andamento

Imagens: FR-EE

Texto: FR-EETradução e Adaptação: archtendencias

Concurso: 1 prêmio

Artigo Anterior © Chiara Cadeddu Casa Bosque de Oliveiras / Luca Zanaroli
Próximo Artigo © Paul Crosby Casa no Lago Okoboji / MinDay