Casa 53 / Marcio Kogan + StudioMK27

casa_53_marcio_kogan_mk27_studio (3)

casa_53_marcio_kogan_mk27_studio (10)

A volumetria da Casa 53 foi definida pelos regulamentos urbanísticos e arquitetônicos vigentes na cidade de São Paulo e em particular do local de implantação de formato alongado com uma frente de 10 m x 30 m de comprimento. Pela legislação era permitida a construção de uma edificação de até dois andares. Poderia também ser construído um terceiro andar respeitando os recuos do terreno.

casa_53_marcio_kogan_mk27_studio (8)

A casa foi concebida como um elemento monolítico de madeira e concreto que suportaria outro volume de concreto e vidro sobre ela. Devido à limitada área frontal do lote as fachadas frontal e posterior teriam que ser dotadas de abertura suficiente para iluminar e ventilar o interior da casa, dando a possibilidade de controlar a intensidade das mesmas.

casa_53_marcio_kogan_mk27_studio (17)

No volume inferior encontram-se as áreas de convívio, sala de estar/jantar e áreas de serviços. No primeiro nível encontram-se distribuídos os dormitórios familiares, protegidos por brises de madeira tipo camarão que controlam a privacidade e a intensidade da iluminação natural.

casa_53_marcio_kogan_mk27_studio (13)

O segundo nível é formado por uma caixa de vidro e concreto com acesso a um deck externo em madeira onde se pode contemplar o exterior. Este volume é acessado através de uma escada de design minimalista em madeira.

casa_53_marcio_kogan_mk27_studio (25)

Desde o exterior a casa é percebida como um elemento único devido à coesão dos materiais utilizados tanto no muro frontal como nos brises de madeira da fachada.

casa_53_marcio_kogan_mk27_studio (6)

Projeto:  Marcio KoganStudioMK27

Localização: São Paulo, Brasil

Ano: 2009

Área Terreno: 330,00 m2

Área Construída: 350,00 m2

Fotografia: Rômulo Fialdini

Traduçao, Adaptação e Texto: archtendencias

Artigo Anterior © MMBB Arquitetos Garagem Trianon Park / MMBB Arquitetos
Próximo Artigo © Fernando Guerra Casa Itu / Studio Arthur Casas