Casa 6 / Marcio Kogan + StudioMK27

casa_6_marcio_kogan (13)

casa_6_marcio_kogan (35)

O projeto da Casa 6 foi pensado a partir da solicitação de um cliente e sua família, a qual gostaria de usufruir cotidianamente de um espaço externo coberto. Este espaço deveria ser um lugar para organizar todo o uso social da casa.

casa_6_marcio_kogan (6)

A arquitetura brasileira, tanto a vernacular como a moderna, sugere o uso da varanda como solução arquitetônica, produto do clima tropical imperante. A partir da influência colonial, a arquitetura brasileira incorporou usualmente este espaço, sendo geralmente espaços lineares cobertos na frente das salas e os quartos, que serviam como elemento mediador entre o interior e o exterior.

casa_6_marcio_kogan (36)

Na Casa 6 a ideia das varandas foi reinventada deixando de ficar exatamente na frente da sala disposta de forma longitudinal para ficar perpendicular à ela. Os pilares que sustentam a estrutura de madeira e as telhas de barro nas varandas tradicionais foram substituídos por pilotis modernos que sustentam uma laje plana impermeabilizada. A varanda da Casa 6 é um espaço coberto, aberto para o jardim e para a piscina e também uma sala de estar, uma sala de TV e uma extensão da cozinha interna.

casa_6_marcio_kogan (45)

Este espaço estruturou toda a arquitetura da casa, organizada em dois volumes transversais e um anexo no fundo que comporta um pequeno escritório doméstico. O volume térreo contém as áreas de serviço, a cozinha e a sala com portas deslizantes que quando abertas criam uma continuidade visual e espacial entre o interior e exterior. No volume superior, há a área privada da casa com os quartos e no terceiro andar uma pequena sala multiuso com um deck externo.

casa_6_marcio_kogan (31)

O resultado final foi uma casa com proporções alongadas e a viabilidade de um espaço externo coberto de agradável conforto climático, apropriado para o uso nos dias quentes e frescos da cidade de São Paulo.

casa_6_marcio_kogan (54)

Projeto:  Marcio KoganStudioMK27

Localização: São Paulo, Brasil

Ano: 2009 – 2010

Área Terreno: 890,00 m2

Área Construída: 995,00 m2

Fotografia: Pedro Kok

Traduçao, Adaptação e Texto: archtendencias

Artigo Anterior © Nelson Kon Casa Santo Amaro / Isay Weinfeld
Próximo Artigo © Nelson Kon Casa Iporanga / Isay Weinfeld