Casa Altamira / Joan Puigcorbé

altamira_joan_puigcorbe (37)

Nós concebemos a arquitetura como uma linguagem através da qual propriedades podem expressar-se como: harmonia, criatividade, felicidade, beleza, poesia, complexidade, magia, provocação e cultura. Em nossa arquitetura, colocamos ênfase na qualidade da experiência de vida, olhamos para o prazer em suas formas mais profundas, uma viagem através da paisagem onde se encontra o lugar do pensamento, o refúgio da mente e a satisfação por meio do sensorial.

altamira_joan_puigcorbe (30)

Propomos uma viagem, com pouco movimento, onde o espaço se dobra e se multiplica, uma viagem através de uma arquitetura bioclimática, que olha para o ambiente imediato com múltiplas possibilidades, uma viagem através da matéria e sua ausência, uma viagem através da luz e suas variações, uma viagem através dos sons e do silêncio.

altamira_joan_puigcorbe (22)

Esta casa estabelece uma relação íntima e direta com a topografia e com a vegetação existente. Em um percurso descendente os diversos espaços são articulados entre pátios com água e vegetação, chega-se à sala, a qual se converte em uma grande varanda, com perfeita continuidade entre o interior e o exterior.

altamira_joan_puigcorbe (33)

Cada dormitório, dispostos escalonadamente entre si, possui seu próprio ambiente externo e jardim protegido e íntimo, ao mesmo tempo vinculado aos caminhos exteriores comuns na paisagem. Estes espaços demarcam limites, indicam caminhos e emolduram vistas.

altamira_joan_puigcorbe (14)

A piscina atua como articulação entre o espaço construído e o jardim, protegido das vistas externas e das vistas ao oeste, com um horizonte visual que nos permite apreciar todo o vale do Rio Virilla, e além os Tárcoles, até o golfo de Nicoya.

altamira_joan_puigcorbe (6)

Os materiais de paredes, pisos e tetos são os elementos que contribuem para criar uma atmosfera interior singular, envolvendo seus habitantes e fazendo-os participarem de uma experiência de vida única.

altamira_joan_puigcorbe (9)

Projeto: Joan Puigcorbé

Localização: Ciudad Colón, Costa Rica

Ano: 2012

Área Terreno: 2.484,00 m2

Área Construida: 802,00 m2

Fotografia: Joan Puigcorbé

Escultura: Domènec Batalla

Texto: Joan PuigcorbéTradução, Adaptação: archtendencias

Artigo Anterior © Hugo Carvalho Araújo De Lemos / Atelier Carvalho Araújo
Próximo Artigo © Onnis Luque Cerrada de Cortés / DCPP Arquitectos