Casa Alviães / Materia Modular

Refere-se este projeto a uma habitação unifamiliar desenvolvida em área designada como “Espaço Florestal”. na regiao de Alviães, Palmaz, concelho de Oliveira de Azeméis, Portugal.

casa_alviaes_materia_modular (4)

Neste sentido o projeto considerou as características ambientais da envolvente e a longínqua linha do horizonte da qual se domina a ria de Aveiro.

Em uma linguagem de contemporaneidade o projeto alberga um vasto programa em uma área de implantação de 271m². O programa desenvolve-se em dois volumes, um de maiores dimensões e outro de menores dimensões, que se intersectam sendo o de maiores dimensões composto por dois níveis e o de menor dimensões apenas por um nível.

casa_alviaes_materia_modular (17)

No volume de maiores dimensões, no térreo desenvolve-se a zona social e área de estacionamento coberto com capacidade para dois automóveis. O piso superior deste volume destina-se à área das habitações.

casa_alviaes_materia_modular (11)

casa_alviaes_materia_modular (12)

O volume de menores dimensões alberga a restante parte do programa solicitado que contempla, essencialmente, sala de jogos, piscina interior e sala de banhos turco.

casa_alviaes_materia_modular (3)

No espaço exterior foi desenvolvida uma plataforma de expansão dos espaços das salas e da cozinha, da qual se acede à piscina exterior e de onde se pode então contemplar com plenitude a longínqua mas magnífica vista de Aveiro.

casa_alviaes_materia_modular (14)

Projeto: Matéria Modular, 2004 – 2009

Fotografia: Orlando Fonseca

Texto: Matéria Modular

Artigo Anterior © Mito Covarrubias Casa X / Elías Rizo Arquitectos + Agraz Arquitectos
Próximo Artigo © FG + SG Casa Alto de Ajuda / extrastudio