Casa Bacopari / UNA Arquitetos

casa_bacopari_una_arquitetos (9)

casa_bacopari_una_arquitetos (8)

O escritório Una Arquitetos projetou a Casa Bacopari em São Paulo, Brasil. A mesma se situa num bairro cuja virtude é a arborização abundante. O terreno plano, cercado de construções, sem árvores e sem vistas, é mais extenso que o padrão. O projeto buscou assim, construir um grande jardim que permeia a casa e que constrói uma paisagem própria, em continuidade com essa vegetação.

casa_bacopari_una_arquitetos (10)

Duas linhas paralelas de muros de concreto definem os apoios dos planos suspensos. No nível do chão, os fechamentos de vidro garantem continuidade visual desde a entrada, passando pelo espelho d’água, sala, piscina, até o salão de jogos.

casa_bacopari_una_arquitetos (1)

Após a primeira concretagem, a construção é uma montagem. As lajes superiores se apóiam em vigas metálicas, com 10m de distância entre as empenas. Instalações são localizadas em prumadas verticais acessíveis junto a cada plano de concreto.

casa_bacopari_una_arquitetos (2)

A escada liga o subsolo, com a adega, ao andar superior, na altura da copa das árvores. Nesse nível uma galeria de circulação longitudinal abriga a biblioteca, e se abre para o pátio interno e para o pé-direito duplo do estar.

casa_bacopari_una_arquitetos (12)

Todos os dormitórios se voltam para a face nordeste, inclusive um pequeno apartamento independente ao fundo.

casa_bacopari_una_arquitetos (2)

A sucessão de espaços abertos e fechados, associados aos planos de vidro, planos de água e planos escuros, geram uma série de reflexos e transparências diluindo os limites entre os ambientes

casa_bacopari_una_arquitetos (13)

Projeto:  UNA Arquitetos

Localização: São Paulo, Brasil

Ano: 2012

Área Terreno: 724,00 m2

Área Construída: 504,00 m2

Fotografia: Leonardo Finotti

Texto: UNA Arquitetos

Artigo Anterior © Nelson Kon Oca, Parque do Ibirapuera / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos
Próximo Artigo © Nelson Kon Residência no City Boaçava / MMBB Arquitetos