Casa BF / OAB + ADI Arquitectura

casa_bf_oab (1)

A residência encontra-se implantada em um lote de 3.000 m2, com uma altura de 25m, na cidade de Castellón na Espanha, com apenas 50 % de sua extensão construída. Olhando para o lote, vemos que ele reflete seu passado. No século XVII a superpopulação obrigou o cultivo de todo tipo de terreno, incluindo aqueles que eram muito íngremes, através de um sistema de pequenos terraços com paredes feitas de pedra do mesmo local. O abandono posterior destas terras permitiu o crescimento de árvores, principalmente de pinhos e de alfarroba.

casa_bf_oab (15)

A nossa proposta em relação ao terreno foi o de respeito absoluto, de modo que o método de construção também teve a mesma premissa, assim nos optando por um sistema de construção pré-fabricado que é depositado sobre o solo praticamente sem tocá-lo, sem o corte de árvores, e aproveitando os terraços / áreas já existentes, que foram reconstruídas nas áreas danificadas, com a mesma pedra e mesma técnica.

casa_bf_oab (12)

Parte da casa – áreas de garagem e auxiliares – é enterrada, o que nos permitiu reintroduzir vegetação nativa no terreno natural. Isso também permite o acesso ao nível superior através de uma rampa que entra na garagem localizada sob o nível de acesso o qual se comunica com os dois níveis da casa. Tudo isso oculto da vista.

casa_bf_oab (4)

Para a construção, na tentativa de diminuir o impacto sobre o solo, nós escolhemos uma estrutura de metal fabricado externamente e transportado para o local em partes, que logo seriam ensambladas no lugar sobre 3 pilares em forma de V. o terraço de pedra existente suporta a parte posterior da estrutura. Esta casa aparenta estar suspensa ou em voo, devido aos materiais de construção nela utilizados.

casa_bf_oab (6)

A fachada, resultando em várias camadas, terminar no exterior com chapas de metal ondulado, especialmente concebido para evitar o brilho e calor, graças às sombras causadas pelas dobras.

A grande abertura frontal é orientada para uma magnífica vista, e permite a ação da luz solar de forma adequada durante o inverno, mas também protege do sol no verão. Os painéis solares no telhado garantem a casa em quase todo o momento, a disponibilidade de água aquecida tanto para uso doméstico como para aquecimento de piso. As correntes de ar que atravessam o pátio tiram proveito das diferentes orientações, o que permite a redução do consumo de energia pelo uso de sistemas de climatização.

casa_bf_oab (5)

O pátio intermediário permite o acesso à área inferior da casa, e ao mesmo tempo, permite todos os quartos usufruírem das vistas e da ação do sol. A casa inteira gira em torno deste pátio. Nesta casa o pátio apresenta conotações diferentes uma vez que cada cômodo dela pode ser visto a partir dele, assim como a paisagem circundante, uma vez que o pátio é cercado nos quatro lados por a casa, mas não é fechado por eles devido à inclinação do terreno.

casa_bf_oab (2)

Na extensa área frontal, que abriga a cozinha, sala e quarto principal, o sistema construtivo se faz evidente desde os pilares até a estrutura do telhado, formado por suportes metálicos e uma lamina de metal ondulado sobre a qual o telhado é construído.

casa_bf_oab (13)

Projeto: OAB + ADI Arquitectura

Localização: Borriol, Castellón de la Plana, Espanha

Ano: 2011

Área Terreno: 3.000,00 m2

Fotografia: Joan Guillamat

Texto: OABTradução, Adaptação: archtendencias

Artigo Anterior © FG+SG Moradia em Lisboa / ARX Portugal
Próximo Artigo © Roberto Wagner Casa GT / Studio Guilherme Torres