Casa Cobogó / Marcio Kogan + StudioMK27

Casa Cobogó / Marcio Kogan + StudioMK27

casa_cobogo_marcio_kogan (1)

O sol incide sobre a casa e penetra no interior do volume branco do andar superior conformado por Cobogós, se projeta no piso interno e cria belos efeitos de luz e sombra que se multiplicam por todo o ambiente e a noite a luz artificial interna é filtrada para o exterior. Este é um espaço que muda sua expressão visual como resultado da fonte de luz e da incidência da mesma.http://archtendencias.com.br/wp-includes/js/tinymce/plugins/wpgallery/img/t.gif

casa_cobogo_marcio_kogan (14)

O elemento modular (modulo Erwin), que conforma as paredes deste volume é uma obra de arte e foi projetado pelo austríaco-americano Erwin Hauer, que, desde 1950, concebeu e fez esculturas relacionadas com a arquitetura. Descendente dos Cobogós criados em Recife e difundido por Lucio Costa; estes elementos emprestam seu nome a casa.

Modulo Erwin’s / Marcio Kogan + StuioMK27 (veja post)

casa_cobogo_marcio_kogan (32)

As salas de estar da residência se abrem para o jardim e para um pátio com árvores, enquanto os quartos e os ambientes internos são sombreados por treliças de madeira que permitem uma boa ventilação e um ambiente interno sombreado. Os painéis de tipo camarão podem se abrir completamente, igual as portas deslizantes, eliminando as barreiras entre o espaço interno e externo.

casa_cobogo_marcio_kogan (9)

O terceiro andar criado a partir dos módulos de Erwin tem relação direta com o terraço e jardins e alberga uma sala multiuso e um pequeno SPA.

casa_cobogo_marcio_kogan (8)

No jardim, um pequeno lago artificial com peixes e plantas ajuda a manter o equilíbrio biológico da piscina sem a utilização de produtos químicos que degradam o meio ambiente. Este pensamento ambiental permeou todo o projeto que incorporou princípios sustentáveis como o uso dispositivo para aproveitamento da energia solar e para a otimização e eficiência energética. Também forma usados materiais ecologicamente corretos, reciclados ou certificados.

casa_cobogo_marcio_kogan (15)

Todos estes elementos em conjunto, com uma arquitetura coerente com o clima local, resultaram em uma casa com um conforto climático excelente.http://archtendencias.com.br/wp-includes/js/tinymce/plugins/wpgallery/img/t.gif

casa_cobogo_marcio_kogan (39)

Projeto:  Marcio KoganStudioMK27

Localização: São Paulo, Brasil

Ano: 2011

Área Construída: 1.000,00 m2

Fotografia: Nelson Kon

Traduçao, Adaptação e Texto: archtendencias

Pinterest
Email