Casa CorMAnca / PAUL CREMOUX studio

Numa área de 12 x 13 m, o volume monolítico é transformado para criar espaços interiores iluminados e claros. O contraste entre o material preto do exterior e a madeira do interior transformam a experiência espacial da casa com 500m2 de área construída.

casa_cormanca_paul_cremoux_studio (6)

O projeto responde à necessidade de aproveitamento ao máximo da iluminação natural, já que o lote é rodeado por edificações altas e sua orientação é pouco favorecida para este objetivo. Assim, a construção se afasta das edificações a norte a fim de alcançar uma distância apropriada para permitir a entrada do sol, favorecendo a área de lazer que se encontra no primeiro nível e que contem um espaçoso terraço, um pequeno estúdio e um jardim vertical.

casa_cormanca_paul_cremoux_studio (3)

A vista é dirigida ao sul, uma área com plantas que estabelecem um vinculo importante com a natureza, uma vista relaxante, um oásis ao exterior. A vegetação é tratada como um elemento de grande relevância, como um cenário teatral, uma cortina que entrevê-la espaços, um elemento enigmático que provoque diversidade de sensações.

casa_cormanca_paul_cremoux_studio (5)

casa_cormanca_paul_cremoux_studio (2)

A casa está equipada com uma série de sistemas de controle passivo de temperatura, como chaminés solares, produção de água filtrada e baixa dependência energética. Em suma, este projeto produz oxigênio, umidade, água filtrada e nutrientes para o subsolo, reduzindo a agressão do meio construído a natureza.

casa_cormanca_paul_cremoux_studio (5)

casa_cormanca_paul_cremoux_studio (4)

Projeto: PAUL CREMOUX studio, 2013

Localização: Cidade do México, DF, México

Fotografia: Héctor Armando Herrera

Texto: PAUL CREMOUX studio, Tradução, Adaptação: archtendencias

Artigo Anterior © Rsi-studio Estação Antártica Comandante Ferraz / Triptyque
Próximo Artigo © Jorge Mealha Arquitecto Casa no Meco / Jorge Mealha Arquitecto