Skip to content

10 Melhores Alimentos Probióticos, Que Deverá Estar Comendo

Rate this post

Os alimentos probióticos são aqueles que contêm microrganismos vivos, principalmente bactérias, que ao serem consumidas, fornecem benefícios para a flora intestinal, estes alimentos são: iogurtes, leites fermentados, missô, iogurtes bebíveis, tempeh, entre outros.


alimentos probioticos


Os probióticos são organismos (micróbios) que cuidam da saúde digestiva, o consumo de alimentos probióticos é de grande benefício quando a flora intestinal está enfraquecida, além disso, é de grande ajuda quando há estresse, diarréia, gastroenterite, doenças digestivas, e apesar de não sofrer de nenhuma doença, contribuem para a saúde geral, já que protegem e melhoram as funções do intestino, que protegem as defesas (sistema imunológico).


Benefícios do consumo de alimentos probióticos:



  • Reforçam as defesas naturais a nível intestinal

  • Aumentam as bactérias benéficas do intestino

  • Ajuda no alívio de doenças, a diarréia, a se recuperar depois de um tratamento a base de antibióticos ou de outro tipo.

  • Ajudam a aliviar a colite, úlceras causadas por Helicobacter pylori

  • Melhoram a absorção de nutrientes

Lista de alimentos probióticos


1.- Tempeh


É um alimento derivado da soja, fornece grande quantidade de proteína, proveniente da fermentação da semente de soja, é 100% de origem vegetal e sua forma parece como bolo. Recomenda-Se seu consumo com frequência. Além de fornecer proteínas, fornece vitaminas do grupo B, minerais, fibra e pouca gordura.


2.- Missô


alimentos probióticos-tempeh


É outro dos alimentos probióticos, provenientes da fermentação das sementes de soja, é uma pasta que é usada principalmente como condimento ou ingrediente na cozinha oriental. Pode-Se ingerir somente de soja, ou em combinação com outras leguminosas como grão de bico, ou algum tipo de cereais, como o trigo, o arroz é um alimento muito completo, fornece proteínas, carboidratos, pouca gordura, e por ser um produto fermentado láctico, fornece enzimas que beneficiam a saúde digestiva.


3.- Iogurte


alimentos-probióticos-miso


Derivado do leite fermentado, obtido pela ação de algumas bactérias, é um dos alimentos probióticos, que não devem faltar na alimentação diária, pois é um grande aliado para fortalecer os ossos, como para aumentar, proteger, curar, consoante o caso, a flora intestinal. O iogurte é um produto muito versátil, já que facilita o seu consumo, tanto ao natural, combinado com frutas, sorvetes, molhos, etc., É muito nutritivo (contém minerais, Vitamina A, Vitamina D, etc.).


4.- O kefir


alimentos-probióticos-iogurte


É outro produto derivado do leite fermentado, através de diferentes bacilos e leveduras, é muito parecido com o iogurte. Seu principal efeito benéfico é o trato intestinal, que regenerar-se e mantém saudável a esta parte tão importante do organismo.


5.- Iogurtes bebíveis


alimentos-probióticos-kefir


Além de ser outro dos alimentos probióticos mais recomendados, são uma opção fresca, leve, aconselha-se o consumo daqueles totalmente naturais, sem açúcar adicionado.


6.- Kambucha


alimentos-probióticos-iogurtes bebíveis


É o chá preto fermentando que se faz com uma colônia simbiótica de bactérias e leveduras chamada SCOBY.


O Kombucha tem sido usado por mais de 2.000 anos e é originário do Japão.


Os benefícios do Kombucha incluem, o que te ajuda a digestão, aumenta a energia e desintoxica o fígado.


7.- Natto


kombucha-com-scooby


É um prato muito popular no Japão que consiste em soja fermentada.


O Natto contém bacillus subtilis, que é um poderoso probiótico que se demonstrou reforça o sistema imunológico, ajuda na saúde cardiovascular e melhora a digestão .


O natto contém uma poderosa enzima anti-inflamatória chamada natoquinasa que se demonstrou ajuda a combater o câncer.


8.- Kvass


natto-soja-fermentada


É uma bebida fermentada, muito comum na Europa do Leste.


É feita tradicionalmente através da fermentação de centeio ou cevada, mas nos últimos anos tem-se feito fermentando beterraba, frutas e junto com outros legumes, como cenouras.


O Kvass tem lactobacilios e é conhecido por que ajuda a limpar o fígado e o sangue, e pelo seu sabor amargo.


9.- Queijos Macios


kvass


Os queijos de Leite de cabra, leite de ovelha ou de leite de vaca têm uma grande quantidade de probióticos, incluindo o thermophillus, bifudus, bulgaricus e acidophilus.


Sempre compra queijos crus não pasteurizados se quiser consumir probióticos.


10.- Legumes Fermentados ( Chucrute e Kimchi)


queijo-de-cabra


O Chucrute é feito com couve fermentada, embora não tenha uma grande quantidade de probióticos, se ele contém uma alta quantidade de ácidos orgânicos ( o que lhe dá o sabor amargo), o que ajuda no crescimento de bactérias boas no organismo.


Hoje em dia o Chucrute é muito popular na Alemanha.


O Kimchi é um prato Coreano, e também utiliza como base a Couve e outros vegetais fermentados.


É rico em enzimas, que podem ajudar a digestão.


Os alimentos probióticos não podem faltar na alimentação diária, e, além de adicioná-los, recomenda-se manter uma Alimentação equilibrada, para aproveitar ao máximo, não só os benefícios que oferecem, mas também para manter uma ótima saúde.

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *